Dra. Lisa Ricci fala sobre Leucemia, sintomas e tratamento

Leucemia. Você sabe o que é? Quais são os tipos, as causas, os sintomas?

"Leucemia é o câncer que atinge as células da medula óssea e pode acometer qualquer faixa etária , porém algumas são mais frequentes em crianças como a Leucemia Linfoide Aguda. Já a Leucemia Linfoide Crônica tem uma incidência maior em adultos acima dos 50 anos.  As leucemias se dividem em subtipos de acordo com o tipo de célula doente -linfoide ou mieloide . Também são classificadas quanto ao grau de maturação da célula tumoral em agudas ou crônicas". A explicação é da médica hematologista dra. Lisa Ricci, do Instituto de Oncologia de Sorocaba "Dr. Gilson Delgado".

Segundo dra. Lisa, as leucemias agudas têm uma evolução muito rápida e, necessitam de tratamento quimioterápico imediato em regime hospitalar . Por outro lado , as leucemias crônicas podem ser tratadas em regime ambulatorial , e seu curso costuma ser mais lento.

Os principais sintomas são:
• cansaço ,fraqueza e palidez;
• infecções e febre;
•sangramentos cutâneo (hematomas e petequias ) e mucosas ( gengivorragia, epistaxe , etc)
• dor óssea , particularmente em crianças;
• adenomegalia (aumento das ínguas);
• hepatomegalia / esplenomegalia (aumento fígado e baço)
• emagrecimento inexplicável.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através do exame da medula óssea (mielograma, imunofenotipagem, cariotipo)
O tratamento e o prognóstico dependem do tipo  de leucemia e de fatores relacionados ao paciente como idade e performance status. "Hoje em dia o advento de novas drogas quimioterápicas , transplante de medula óssea e melhorias no suporte hospitalar ( transfusional , antibioticoterapia , equipe multidisciplinar) proporcionam excelentes resultados no tratamento destes pacientes", comenta a médica.
drlisa

Dra. Lisa Ricci. Médica Hematologista do IOS.