Nutrição no tratamento oncológico. Como deve ser?

"Uma alimentação saudável é vital e fundamental para o sucesso do tratamento oncológico. Ela auxilia deixando o organismo mais forte e bem disposto, além de amenizar a perda de peso e mantém o sistema imunológico (resistência do organismo) adequado contra infecções e pronto para enfrentar os efeitos colaterais do tratamento antitumoral - quimioterapia ou radioterapia.

Varie sempre a sua alimentação. Nunca coma sempre a mesma coisa, pois seu corpo necessita de muitos nutrientes e sua mente pode precisar de um prato melhor apresentado ou temperado de um modo especial. Se não houver dieta prescrita, coma de tudo que lhe faça sentir-se bem.

Uma alimentação saudável é composta de nutrientes como: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, presentes nas substâncias alimentares que são representadas nas pirâmides alimentares".

 

Confira algumas dicas nutricionais importantes: 

 

Pães e Cereais integrais: consumir em todas as refeições.

Óleos vegetais: consumir diariamente.

Grãos (proteínas vegetais): consumir  de uma a duas porções diariamente.

Frutas frescas:  consumir de 3 a 5 porções /dia. Prefira as de casca dura como: melancia, banana, melão, abacaxi, laranja.

Frutas Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas): consumir até 2 porções de 30g. ao dia.

Frutas não ácidas: banana, figo, abacate, mamão, melão, melancia, coco, tâmara, damasco, amêndoa, castanhas.

Frutas que prendem o intestino:  maçã, goiaba e banana – maçã, jabuticaba.

Frutas que soltam o intestino: laranja, mamão, banana nanica, melão, melancia, uva.

Verduras e legumes: consumir de 3 a 5 porções diariamente, verdes escuros, amarelos, alaranjados e vermelhos. Prefira alimentos orgânicos livre de agrotóxicos; se necessário utilizar sanitizante apropriado. (Hidrosteril).

Carnes brancas magras e ovos: consumir de 2 a3 porções diariamente.

Leite e seus derivados: consumir de 2 a 3 porções diariamente, de preferência com menor teor de gordura, e se for intolerante sem lactose. Sempre que possível tomar iogurtes e yakults.

Recheios protéicos como requeijão, ricota e cream chesee.

Carnes vermelhas e embutidos: consuma 2 porções semanalmente ou seja 500 g. por semana.

Guloseimas Doces e Salgadas –  pastelarias, fast- foods, doces industrializados, e outros, consumir esporadicamente.

Refrigerantes são considerados calorias vazias, não fortalecem o organismo.

Suplementos Nutricionais - Orientação da Nutricionista.

Vinho e outras bebidas alcoólicas -  Orientação médica.

Líquidos: Consumir de 10 a 12 copos principalmente nos 3 primeiros dias que fizer Quimioterapia e após no mínimo 8-10 copos de líquidos em geral. Você pode ingerir: água filtrada ou mineral de boa procedência, suco de frutas, caldos, sopas, sorvete de frutas, isotônicos, água de coco, chás em geral, gelatinas e mantenha seu organismo sempre hidratado, boca seca não favorece seu apetite; mas evite ingerir líquidos durante refeições.

Temperos leves sempre naturais, não abusar do sal. Sempre que possível incremente seus pratos com ervas aromáticas: alecrim, orégano, hortelã, louro, manjericão, açafrão, sálvia, coentro, salsa, e curry.

Fracionamento de refeições – é importante que sua refeição seja fracionada pelo menos de 3/3hs -5 a 6 dia, mas caso necessite tente pequenas porções cerca de 8-10/dia, de 2/2 horas.

No dia e após a quimioterapia: alimentação leve sem alimentos gordurosos e sem odores fortes.

Escolha restaurantes que possuam boas condições higiênicas para realizar as refeições. Evite comer verduras e legumes que não forem cozidos, fora de casa. Durante o período de quimioterapia evite os alimentos crus da culinária japonesa.

Faça sua refeição na companhia de amigos e familiares, em ambiente agradável, limpo, calmo e longe de odores fortes.

Sempre que possível, exercite-se. Os exercícios leves fazem muito bem a saúde. Fale com seu médico.

 

Ana Célia Ayres Delloso.

Nutricionista do IOS.

IOIS (50202)

Salvar