Painel Multidisciplinar sobre câncer reúne médicos em Sorocaba

Aconteceu no dia 18/04, em Sorocaba, mais um encontro de atualização em Oncologia, com o tema "Painel Multidisciplinar em Câncer de Cólon e Reto". Dr. Luís Pires, diretor do Instituto de Oncologia de Sorocaba "Dr. Gilson Delgado" (IOS) abriu o evento.

O primeiro assunto abordado foi "Imagens e Colonoscopia", com o médico Sérgio Elias Nassar de Marchi. Em seguida, dr. Milton Périco Júnior falou sobre "Tratamento Radioterápico" e fechando o painel, o oncologista José Barreto Campello, da Unicamp, abordou as "Diretrizes para o tratamento de cólon e reto".

O evento foi uma parceria do IOS, Centro Médico, Nucleon e Roche.

SONY DSC

 

Fatores de risco

Ainda não se sabe o que exatamente causa o câncer de cólon e reto. Pesquisas mostram que algumas pessoas têm mais risco de ter câncer de cólon e reto do que outras. Essas pessoas apresentam determinados fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver câncer de cólon e reto. Os principais fatores de risco são:

  • idade acima de 50 anos (mais de 90% dos tumores aparecem depois desta idade)
  • presença de pólipos no intestino
  • histórico familiar de câncer de cólon e reto
  • histórico pessoal de câncer (quem já teve câncer de cólon e reto ou câncer de ovário, mama e corpo do útero),
  • algumas doenças inflamatórias do intestino (Doença de Crohn e Colite Ulcerativa)
  • dieta rica em gordura e pobre em fibras e algumas alterações genéticas que predispõe ao aparecimento deste câncer em idade jovem (40 anos) com ou sem a ocorrência de pólipos no intestino.