“Porque eu importo” é o tema do Dia Mundial de Cuidados Paliativos

 Sábado dia 13 de outubro é o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Você sabe o que são Cuidados Paliativos?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, "cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais".

O tema da campanha mundial deste ano, eleito pela Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA - organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices no Mundo) é "Cuidados Paliativos: porque eu importo". A temática traz luz à experiência vivida por pessoas com doenças ameaçadoras da vida, focando no que é mais importante: as necessidades de cuidados paliativos em pacientes e seus familiares.

O Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) atua nessa área. A médica oncologista clínica, Dra. Gabriela Filgueiras, especialista em Cuidados Paliativos, comenta que o tratamento é voltado para todos os pacientes cuja enfermidade está em progressão e ameaça a continuidade da vida. “Doentes cardíacos, oncológicos, renais, pulmonares e síndrome das mais diversas. O tratamento avalia a necessidade e sintomas do paciente, não só do ponto de vista físico, mas social e emocional”.

Palliative-Care