Skip to content

Time de especialistas do Instituto de Oncologia de Sorocaba recebe novo reforço nas áreas de Nutrição e Oncogenética

  • Nutricionista Ana Flávia Locatelli e médico oncologista com formação em Oncogenética Dr. Lúcio Roberto de Oliveira das Neves passam a integrar a equipe do IOS.

O time de especialistas do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) recebeu dois novos reforços nas áreas de Nutrição e Oncogenética. A nutricionista com especialização em Doenças Crônicas Ana Flávia Locatelli e o médico oncologista com formação em Oncogenética Dr. Lúcio Roberto de Oliveira das Neves passam a integrar a equipe do IOS.

Ana Flávia é graduada em Nutrição pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu (SP), possui especialização em Nutrição em Doenças Crônicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e já atuou no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, bem como nos ambulatórios de Cirurgia Oncológica e de Oncologia Clínica da Unicamp. Por sua vez, Dr. Lúcio formou-se em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com residência em Clínica Médica pela mesma instituição e residência em Cancerologia Clínica pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). Ele ainda tem formação em estudos de Cânceres Hereditários/Familiais pelo centro de pesquisa clínica City of Hope (COH), situado em Los Angeles, nos EUA.

Na área de nutrição oncológica, Ana Flávia atuará na prescrição de dietas adequadas para pacientes em tratamentos contra o câncer, objetivando reduzir os efeitos colaterais das medicações, proporcionando-lhes mais qualidade de vida e bem-estar. A nutricionista acompanhará o paciente durante todo o processo medicamentoso, para assegurar o seu bom estado nutricional e evitar o desenvolvimento de problemas relacionados ao câncer, como a própria desnutrição. Por meio de aconselhamento nutricional, também terá importante papel no monitoramento do paciente após a erradicação da doença, com o intuito de evitar a reincidência. “Temos estratégias nutricionais para manejar os efeitos do tratamento e qualquer tipo de sintoma. Juntamente com a medicação, transmitimos orientações que vão favorecer o paciente a ter mais tolerância ao tratamento”, elucida.

Já, Dr. Lúcio será o responsável pelos atendimentos relativos aos Cânceres Hereditários/Familiais no IOS. Esta especialidade, explica o médico oncologista, é a interface entre a genética e a cancerologia. “É um instrumento extremamente importante para a identificação de pessoas/famílias com características congênitas (existentes já no nascimento) que predispõem ao aparecimento do câncer ao longo da vida”, esclarece. Dessa forma, o especialista acompanhará pacientes com riscos elevados de desenvolvimento da doença, principalmente devido a mutações hereditárias. Ele realizará o aconselhamento genético, com testes indicativos das chances de diagnóstico da doença, bem como tratamentos para evitar o aparecimento desse mal.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.oncologiasorocaba.com.br. O Instituto de Oncologia de Sorocaba está localizado no Centro de Medicina e Saúde, que fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 950, Térreo, Jd. Vergueiro, telefone: (15) 3334-3434.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato com você!