Julho. Mês de alerta e prevenção do câncer de cabeça e pescoço – chamado de Julho Verde. Nesse tipo de câncer estão os tumores localizados na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, glândula tireoide e seios paranasais.
Estudos apontam que o risco de um câncer de cabeça e pescoço ocorrer em quem fuma e bebe é muito maior do que nas pessoas que nunca fumaram ou não bebem. Outros fatores de risco que também são importantes são má higiene bucal e a contaminação por HPV (Papiloma vírus humano), que pode ser transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele.
O tumor de laringe é um dos mais comuns no grupo de câncer de cabeça e pescoço. Um paciente que precisar retirar totalmente a laringe poderá ter sequelas, como a perda da voz e alterações no sistema respiratório.
Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
Sintomas
Nas fases iniciais, os tumores podem ser assintomáticos. Entretanto, à medida que vão se desenvolvendo, costumam causar os seguintes sinais e sintomas como:
- Manchas brancas na boca
- Dor
- Lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada
- Nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas
- Mudanças na voz, além de rouquidão persistente
- Dificuldade para engolir
(FONTE: INSTITUTO VENCER O CÂNCER)