Câncer de Ovário: toda mulher precisa saber mais

Sendo diagnosticado anualmente em quase 250.000 mulheres em todo o mundo, o câncer de ovário é o que tem a taxa de sobrevivência mais baixa de todos os tipos de cânceres ginecológicos, sendo caracterizado em todo o mundo pela falta de conhecimento sobre os sintomas e por ser diagnosticado em fase tardia.

A maioria dos casos de câncer de ovário ocorre em mulheres com mais de 55 anos, dado que chegaram à menopausa. Todavia, alguns tipos de câncer de ovário podem aparecer em mulheres jovens.
As mulheres para quem é maior o risco (relativamente à população geral) de desenvolverem câncer de ovário são as que têm dois ou mais parentes que tiveram câncer de ovário, da mama, do cólon ou do útero, quer seja do lado paterno ou materno da família.

Sintomas

Os sintomas são, muitas vezes, erradamente diagnosticados, dado que podem ser confundidos com sintomas de outras doenças menos graves, especialmente enfermidades gastrintestinais. A maioria das pacientes apenas são identificadas nas fases avançadas da doença, quando o seu tratamento é mais difícil.
Atualmente, os peritos acreditam que a frequência e a combinação dos sintomas podem ajudar os médicos a diferenciar entre o câncer de ovário e outros problemas. Se a mulher sentir um, ou mais, dos sintomas seguintes na maioria dos dias e por um período de três semanas, deverá discutir as preocupações com o seu médico:

Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual)
– Dificuldade de comer / sensação de plenitude
– Dor abdominal ou pélvica
– Necessidade urgente e frequente de urinar
– É muito provável que as mulheres com câncer de ovário tenham com frequência um ou mais dos sintomas acima mencionados.

Também podem ocorrer outros sintomas, como por exemplo: mudança nos hábitos intestinais, sangramento vaginal anormal, cansaço e perda ou aumento inesperado de peso (neste caso, em redor do abdômen). Todavia, tais sintomas são menos úteis quando o médico está tentando determinar se a causa deve-se, ou não, ao câncer de ovário.

Fonte: http://ovariancancerday.org/