Skip to content

Carne vermelha, carne processada e risco de câncer

Estourou como uma bomba nas mídias, recentemente, a informação de que a carne vermelha e a carne processada aumentam os riscos de certos tipos de câncer. Imagine isto para nós, povo comedor de churrascos e que tais, com esta noticia!

carnevermelha

Já acalmou, mas vamos tentar explicar melhor a situação. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, sua sigla em inglês) divulgou os resultados do grupo de trabalho sobre este assunto. O resultado foi o seguinte: “ a carne vermelha é considerada potencialmente cancerígenas para os humanos”;  “a carne processada é considerada cancerígena para os humanos”.  (*)

Isto tudo provém de classificações com caráter técnico. Estas correlações estabelecem riscos para o surgimento de alguns tipos de câncer com determinadas substâncias, em humanos. Agora vamos ver alguma coisa importante. O tabaco (em todas as suas formas- cigarros, charutos, cachimbos, naguilé etc) aumenta em 1.000% o risco para câncer de pulmão. A carne processada aumenta o risco em 18% para o câncer do cólon e do reto.

Diferentes entre si, claro! Se hoje o risco de câncer de cólon e reto na população geral está em torno de 5%, claro que estes 18% de aumento incidem sobre este risco de base; ou seja, quase nada.

É importante saber que se pode reduzir o risco com a redução da ingestão diária de carne vermelha e carne processada, limitando a cerca de 500 gramas semanais. Mas a ingestão de carne vermelha ou processada não aumentará o risco de modo exponencial  ou muito gravemente. Carne vermelha e carne processada são muito mais importantes para as alterações das gorduras no sangue, e embutidos e enlatados para câncer do estômago e dos intestinos.

Cuidado com as notícias escandalosas da mídia! Podem ser mais desinformativas que informativas.

(*) IARC Monographs on the Evaluation of Carcinogenic Risks to Humans. Vol. 114, 23 Oct 2015.

 

 

DrGilsonDelgadoDr. Gilson L. Delgado.

Diretor Técnico do IOS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato com você!