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Nutricionista fala sobre hábitos alimentares e dá dicas no dia da Saúde e Nutrição

Falando sobre Alimentação e Nutrição, gostaria de explanar pontos fundamentais para uma alimentação saudável, lembrando que dia 31 de março é celebrado o dia da Saúde e Nutrição sendo oportuno refletirmos a nossa alimentação e nossos hábitos.
A alimentação saudável deve ser baseada em hábitos alimentares que assumam um significado social e cultural em nossas vidas e que os alimentos sejam o fundamento básico nesta prática alimentar. Neste sentido é fundamental resgatar os hábitos saudáveis estimular o consumo de alimentos naturais (como legumes, verduras e frutas), em comparação aos industrializados (salgadinhos, nugtes, sanduiches e alimentos congelados) levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares.

 

Dicas para uma alimentação saudável:

 

Dia da nutrição
Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais : dando preferência aos grãos integrais (arroz, milho, trigo pães e masas e os tubérculos como as batatas mandioca e inhame) nas refeições.

Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Coma grãos diariamente ( feijões, soja, ervilha, grão de bico e lentilha) pelo menos, 5 vezes por semana.

Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 2 porções de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis

Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite ou frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas). Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água ou sucos naturais, chás e outros, sempre após as refeições.

Não é difícil! Sempre é tempo de buscar a saúde e cuidar de si mesmo. É importante mudar não só hábitos alimentares, mas, também, adotar hábitos saudáveis. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

 

 

dranacelia

Ana Célia Ayres Dellosso – CRN 794
Mestre em Ciências da Saúde
Professora – PUC/SP e UNIP
Título de Especialista – Nutrição Clínica – ASBRAN
Título de Especialista – Nutrição Enteral e Parenteral –SBNPE
Nutricionista do IOS

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