Skip to content

O que é Terapia Alvo? O que é Medicina Personalizada?

Os medicamentos que tem sido desenvolvidos  para atuarem em moléculas específicas de células tumorais malignas são chamados de terapias-alvo. Ao contrário do que se afirmava bem recentemente, estas drogas podem ser tão eficientes quanto os medicamentos da quimioterapia convencional, e, mesmo, podem melhorar muito seus resultados, mas não diminuem a toxicidade esperada. O que existe é uma toxicidade diferente daquelas aguardadas pelos quimioterápicos.

Um exemplo importante de terapia-alvo é a identificação de câncer de mama em que suas células expressam uma proteína especial para o crescimento celular: HER-2 (“human epidemal growth factor-2”). Foram desenvolvidos vários medicamentos “contra” esta proteína, da qual, atualmente, o mais importante é o trastuzumabe. Infelizmente, apenas metade das pacientes com câncer de mama HER-2 positivo, tratadas com esta medicação, respondem ao tratamento.

Infelizmente as células tumorais de uma mesma doença possuem enorme heterogeneidade, o que significa que estamos apenas começando as pesquisas fundamentais para determinarmos moléculas que podem ser alvos-terapêuticos específicos de medicamentos especiais, alvos-dirigidos.

Um dos rumos da pesquisa oncológica atual é o desenvolvimento da Medicina Personalizada: “o medicamento correto para o paciente correto, no tempo correto.” Bem, claro que isto não significa que se pode fazer aquilo que o médico quiser com um paciente; o tratamento continua baseado em evidências clínicas bem determinadas.

Nossa esperança é que novas drogas possam surgir e sejam associadas aos tratamentos eficazes atualmente existentes, melhorando sobremaneira os resultados terapêuticos.

 

drluisDr. Luis Antonio Pires

Diretor do IOS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato com você!