Skip to content

O SONO E OS PACIENTES ONCOLÓGICOS

Em Oncologia a maior parte das pessoas, médicos ou não-médicos, preocupam-se no sentido do desenvolvimento de medicações novas para o tratamento de pacientes. Todavia, ao lado das conquistas medicamentosas, nem sempre tão eficazes quanto os primeiros resultados apontam, surge a figura das pessoas que estão doentes, e que, infelizmente, muitas vezes são esquecidas nas avaliações destes tratamentos. Muitas são as vezes em que um tratamento promove boas respostas do tumor, mas com péssima qualidade de vida imposta ao paciente.

O sono é o responsável por efeitos positivos sobre o sistema nervoso central e sobre outros sistemas do organismo; é importante para a memória, para a visão, a regulação da temperatura do corpo, a eficácia do sistema imunológico, a restauração da energia psíquica e do corpo, e do equilíbrio psicológico. Daqui fica fácil compreender que alterações do sono vão influenciar negativamente todos estes aspectos.

Diversos estudos foram condensados em um trabalho de especialização realizado pela fisioterapeuta Julia de Moura Silva, em 2012, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Ela descreveu bem que os transtornos de sono são muito frequentes em pacientes com câncer da mama, e que a quimioterapia pode afetar negativamente a qualidade do sono. Sonolência diurna foi muito comum e desagradável a muitas pacientes. Além disso, 62,9% destas doentes relataram que a qualidade do sono constitui-se em uma forma de prazer.
Insônia, dificuldades de conciliar o sono, sonolência diurna excessiva, e pesadelos são comuns, além de estarem associados a estados depressivos ou ansiosos. Claro que não são todos os pacientes que desenvolvem transtornos do sono, mas todos merecem ser mais bem avaliados nesta dimensão tão importante e tão interferente em suas vidas, principalmente em época tão tormentosa como a de ter o seu diagnóstico e o seu tratamento oncológico.

 

DrGilsonDelgado

Dr. Gilson Delgado

Médico oncologista. Diretor Técnico do IOS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato com você!