Skip to content

Por que prevenir o câncer de mama?

Estamos em outubro, e neste mês celebra-se a prevenção e tratamento do câncer da mama nas mulheres. Daí o nome de Outubro Rosa a este movimento internacional.

Fala-se muito em prevenção. Todavia, pergunto: por que prevenir o câncer de mama? Simples resposta: o tratamento bem orientado atinge os índices de 90% de cura para aquelas com diagnósticos precoces! Os índices de cura, entretanto,  vão caindo, e caindo, e caindo até zero, quando os diagnósticos são mais tardios e avançados.

Sinto-me constrangido quando informo isto, mas, no Brasil, 40% a 50% de nossas pacientes se enquadram nos diagnósticos mais avançados. O que significa por as mãos na massa e correr atrás de conscientizações e campanhas que orientem e provejam meios para as mulheres terem acesso às mamografias e biópsias.

Você pode fazer a sua parte: divulgue… convide suas amigas e vizinhas e parentes para o autoexame, mas, principalmente, para a mamografia, a partir dos 40 anos.

Se tiver uma parente de 1º grau ou de 2º grau que tem ou teve câncer de mama ou de ovário, procure seu médico. Ele irá orientá-la de modo adequado.

 

dr-gilson-01

Dr. Gilson L. Delgado.

Médico oncologista e Diretor Técnico do IOS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Preencha o formulário abaixo e nossa equipe irá entrar em contato com você!